Na clínica, utilizo como técnica a psicanálise lacaniana que tem como base principal a consideração do inconsciente organizado como linguagem. E o que isso quer dizer na prática? Que de uma maneira muito simples, você poderá falar livremente sobre o que está pensando ou sentindo, além de contar as situações ou momentos que possam te incomodar ou que estejam causando algum tipo de problema ou conflito. Como psicanalista o grande objetivo é compreender melhor através destas falas o que te leva de uma maneira tão “automática”, ou seja, inconsciente, a determinadas questões.
Então posso dizer que de uma forma muito individualizada, vamos ressignificando conteúdos, buscando novas maneiras de lidar com determinados problemas e situações sempre respeitando o seu tempo e o seu desejo e principalmente sem julgamentos em um lugar neutro e acolhedor onde absolutamente tudo que quiser dizer e compartilhar é de suma importância. Podemos seguir entrando em assuntos do dia a dia, em lembranças da história de vida e até mesmo nos sonhos que se recorda. Assim vamos construindo juntos o nosso percurso de análise e autoconhecimento buscando as mudanças necessárias.
O foco da psicoterapia ou análise pessoal, assim, está no autoconhecimento, na ressignificação dos problemas e situações; e na busca por alternativas.
Além de ampla experiência clínica, também já atuei como psicóloga organizacional, tendo desenvolvido carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais, em diversos subsistemas de Recursos Humanos.
Copyright © Luciana Goulart 2024 – Todos os direitos reservados